O que é Adoração?

O que é adoração? Como você responderia essa simples pergunta?

Alguns dizem: “Isto parece adoração”; ou: “Isto não é adoração”; ou: “Adoração é o que o líder de louvor falou no momento do louvor”.

Existe uma confusão na hora de definir o que é adoração. Para você, o que é adoração? O que significa adorar a Deus? Pense e coloque com suas palavras nos comentários (estamos aqui para aprender).

Neste artigo, consideraremos o que realmente é adoração e como devemos adorar a Deus de uma maneira que O agrade.

Nós ouvimos tanto sobre adoração em nosso dia-dia, e será que sabemos responder essa simples pergunta: O que é adoração a Deus?

“A jóia que falta na coroa do cristianismo evangélico dos nossos dias é a adoração”

O que a palavra adoração te faz pensar? Vamos a igreja e o ministro de louvor diz: “Vamos adorar!”, o pregador diz: “Levanta a mão e adora!”, o pastor diz: “Vou te dar um minuto para adorar”. Mas, o que tudo isso significa?

A. W. Tozer disse: “A jóia que falta na coroa do cristianismo evangélico dos nossos dias é a adoração”.

Sem dúvida, nós, passamos horas sentados no banco da igreja, mas será que estamos adorando a Deus? Estaríamos, por isso cultuando a Deus?

Quão trágico é encontrarmos tão poucos cristãos que entendam a natureza da verdadeira adoração ou que a pratiquem.

Por isso, devemos perguntar a nós mesmo: Eu sei o que é adoração? Eu adoro em espírito e em verdade? Deus se agrada da minha adoração?”.

Por isso decidi escrever esse artigo sobre esse assunto tão importante e tão negligenciado muitas vezes por nós.

O que vou compartilhar com você, é aquilo que já vivo há mais de 10 anos de experiência na área do louvor. Fui na Bíblia, garimpei nos melhores livros e estudei para trazer um material de estudo rico em informações e útil para você consultar a qualquer momento.

Se você quer aprender o que é adoração, então continue lendo este artigo para saber mais sobre:

1) Adoração na Bíblia ➜
2) Adoração, o que é? ➜
3) Adoração é… ➜
4) Criados para Adorar ➜
5) Adoração na Prática ➜

Gostou do que vem por aí? Então não deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais pessoas possam aprender mais sobre o que é adoração e como adorar a Deus de verdade.

1) ADORAÇÃO NA BÍBLIA

Adoração na Bíblia - Adoração Verdadeira

Antes de falar o que é adoração, quero definir o significado de adoração na Bíblia.

Adoração na Bíblia, no AT, aparece através da palavra heb. shaha (mais de 100 vezes), que significa “curvar-se diante”“prostrar-se”“veneração”“inclinar-se perante”.

No NT a idéia está expressa pela palavra gr. proskuneo (59 vezes), que significa “prostrar-se”“venerar”“beijar a mão”“prestar homenagem a alguém”“fazer reverência a”“adorar”.

A palavra inglesa que significa adoração expressa maravilhosamente o ato que descreve. O termo vem do anglo-saxão weorthscipe. Weorthscipe é compostas de duas palavras inglesas antigas: “weorth”, que significa “vale a pena”, e “scipe” ou navio, o que significa algo como forma ou qualidade.

Durante o tempo a palavra weorthscipe foi modificada para worthship, e finalmente para worship que significa atribuir valor, mérito [worth] a alguém ou a alguma coisa.

"Adoração é honrar com amor extravagante e extrema submissão" (Dicionário Webster, 1828)

O tema adoração domina a Bíblia de Gênesis à Apocalipse.

Em Gênesis, descobrimos que a queda ocorreu quando Adão falhou em adorar pela obediência à única ordem dada por Deus (leia Gn 2.16,17).

Em Apocalipse, aprendemos que toda a história culmina numa comunidade eterna adorando na presença de um Deus amoroso (leia Ap 4.8-14).

Desde o início em Gênesis até a consumação em Apocalipse, a doutrina da adoração está entrelaçada na urdidura e na trama do texto bíblico.

Jesus citou Deuteronômio 6.4,5 e o chamou de o maior mandamento: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de todas as forças” (Mc 12.29,30).

Uma definição bíblica para adoração está no Salmos 95 (eu fiz até uma música inspirado nesse salmo, um dia eu gravo um vídeo e posto).

Vejamos, então, o que diz esse salmo. No versículo 6 temos o significado de adoração: “Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou”.

Como diz Derek Kidner, em “Salmos 1-150, Introdução e Comentário” (Edições Vida Nova, SP, 2000), p. 366, “cada um dos três verbos principais do v.6 implica em abaixar-se diante de Deus, sendo que a palavra padrão para adorar nas Escrituras significa prostrar-se”.

Adoração é o reconhecimento de que somente Deus é digno de ser adorado. É a resposta humana à natureza divina. “…o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei” (Salmo 27.8). A resposta do homem é divinamente inspirada. “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer” (Jo 6.44).

Adoração, no seu sentido original, requer prostração, humildade e reconhecimento da superioridade de Deus em tudo. 

Adorar é mostrar o valor de Deus. Valorizar quem Deus é e demonstrar que Deus tem valor, que somente Ele é digno.

2) O QUE É ADORAÇÃO?

O que é adoração? - Adoração Verdadeira

Para aprender como adorar a Deus de verdade, começamos entendendo a definição Bíblica sobre adoração (veja no tópico acima ↑).

Agora vamos aprofundar um pouco mais em alguns conceitos.

Não poderíamos falar sobre o que é adoração sem citar João 4.23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.

O que é adoração? Adoração é para vida cristã o que a mola mestra é para um relógio, o que um motor é para um carro. A adoração é o núcleo, o elemento essencial, o coração da vida cristã.

"Adoração é o Pai procurando em seus filhos um amor verdadeiro, puro e inocente"

Na mente de muitos evangélicos de hoje, a palavra adoração significa a parte musical da liturgia, em contraste com o sermão ou o ofertório. Porém, todos os elementos do culto são atos de adoração.

A verdadeira adoração é mais que apenas música. Você não precisa de música para adorar!

Tem pessoas que acham que só podem adorar com música ou no momento do louvor. Mas, adoração é muito mais que música, tempo ou lugar.

Adoração é a busca constante de um coração que anseia cada vez mais pela presença de Deus.

Tenho pensado com frequência que a adoração deve ser uma das doutrinas mais incompreendidas de toda a Escritura. Para muitos a adoração ainda é um mistério.

Talvez a maior necessidade de todo adorador seja uma clara compreensão do ensino bíblico sobre adoração.

Quando a igreja falha em adorar corretamente, falha em todas as demais áreas. E o mundo está sofrendo por causa dessa falha.

Grande parte do mundo oferece a falsa adoração, ou tipo de adoração errada, que se concentra em coisas superficiais e materiais.

O princípio bíblico que rege a adoração é este: “o adorador se torna semelhante ao Deus ao qual ele adora”.

Veja o que diz o Salmos 115.8: “Têm boca e não falam, olhos e não vêem, nariz e não cheiram, pés e não andam, mãos e não apalpam…”. O salmista nos mostra que os adoradores das imagens de escultura se tornam semelhantes a elas.

Assim como as imagens de escultura estão mortas, da mesma forma os seus adoradores estão mortos espiritualmente.

Em contrapartida, os adoradores do Deus Todo-Poderoso, através da íntima comunhão com o Pai, vão se tornando cada vez mais parecidos com Jesus, o Filho de Deus que se fez homem e morreu em nosso lugar.

A adoração bíblica e espiritual é o anseio da alma em contemplar a glória e a beleza de Cristo. Quando os adoradores contemplam a Cristo, tem a alegria de experimentar a presença dEle.

A adoração atinge seu ponto máximo e glorioso quando a nossa alma se perde na maravilha da glória e majestade de Deus.

Existem muitas coisas em nossos dias que tem aparência de adoração mas não são. São apenas cultos superficiais e vazios que caracterizam a presente geração que não produz verdadeiros adoradores.

Se você não é um verdadeiro adorador, tudo mais em sua vida está espiritualmente fora de sintonia com Deus.

R.C Sproul disse, numa conferência de ministros, que o mundo não passará por um verdadeiro avivamento ou reforma, se a igreja não retorna às formas bíblicas de adoração.

G. Campbell Morgan, definiu o que é adoração nessas palavras: O que é adoração? O significado essencial e singelo da palavra e, portanto, o pensamento fundamental é o de prostração, de curvar-se. Adoração sugere aquela atitude que reconhece o trono… É uma palavra cheia de força, que nos constrange e nos obriga à atitude de reverência”.

Quando consultamos as Escrituras, descobrimos numerosos exemplos de pessoas que adoravam a Deus. Se quisermos adorar de modo bíblico, é necessário nos certificarmos de que nossa adoração na terra reflete a adoração no céu.

A fim de entendermos o que a Bíblia ensina a respeito da adoração ou o que é adoração e o que o Pai espera de nós, precisamos examinar a adoração em seu nível mais puro e profundo.

Eu gosto de resumir o que é adoração em 3 pontos chaves:

  1. Aproximação;
  2. Relacionamento; e
  3. Intimidade.

3) ADORAÇÃO É…

O que é Adoração? - Adoração Verdadeira

1) Adoração é vida comprometida com Deus e com o próximo“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo…” (Mc 12.30-31).

2) Adoração é o resultado da experiência pessoal com o Cristo. Adoração é estar com Deus sem se preocupar com a geografia – “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (Jo 4.23).

3) Adoração é a expressão do relacionamento com Cristo diariamente. Adoração é optar pela sinceridade diante dAquele que tudo sabe, mesmo quando muitos escolhem utilizar uma máscara.

"Adoração é menos fórmulas e mais agir de Deus"

4) Adoração é o cântico do coração. Adoração é menos fórmulas e mais agir de Deus. Adoração é ser livre para expressar a Deus o puro louvor.

5) Adoração é reconhecer que Deus é a única platéia. Adoração é esquecer o homem e fixar os olhos no Todo Poderoso – “Graças te dou de todo o meu coração; diante dos deuses a ti canto louvores” (Sl 138.1).

6) Adoração é caminhar com equilíbrio, vivendo os propósitos eternos de Deus. Adoração é quebrantamento e humildade diante da misericórdia do Pai.

7) Adoração é ação e atitude. Adoração não é passiva, mas sim participativa. Adoração não é simplesmente um clima; mas uma reação. Adoração não é apenas uma sensação; é uma declaração.

8) Adoração é entrega a Deus. Em nossos dias temos mudado o sentido do culto. Não vamos mais a igreja para entregar algo a Deus, mas agora para pedir as “bênçãos”. Nossa adoração tornou-se “barganha”, onde oferecemos esperando que Deus nos dê alguma coisa em troca.

O que você tem oferecido ao Senhor através da sua adoração?

"Adorar é tocar o coração de Deus"

Você conhece a estória do pai que perguntou ao filho o que é adoração? — A história é assim:

“Ao ser perguntado por seu pai, sobre o que seria adoração, seu filho de apenas cinco anos respondeu: ‘…é cantar para Deus…”.

Podemos concluir que não foi a resposta em si que define o termo adoração neste exemplo, mas sim a sinceridade do coração daquela criança, que foi capaz de tocar o coração de seu pai terrestre, adoração é tocar o coração de Deus.

LEIA TAMBÉM:
UMA BOATE DENTRO DA IGREJA
10 COISAS QUE APRENDI SOBRE LIDERANÇA DE LOUVOR
5 GRANDES DICAS PARA MINISTÉRIOS DE LOUVOR

4) CRIADOS PARA ADORAR

Criados para Adorar - Adoração Verdadeira

Eu e você fomos criados para adorar somente a Deus. Nós somos a coroa da Criação.

Como disse o famoso cantor evangélico americano Michael W. Smith, “adoração é um estilo de vida”, isto é, abrange a todos os aspectos da vida cristã.

Nós adoramos a Deus porque ele é o Deus soberano, o grande Rei, o Criador e Sustentador da terra e do mar, é o nosso Supremo Pastor, é a Rocha da nossa salvação e tem feito maravilhas em nossas vidas.

A nossa principal motivação para adorar o Senhor é o que Ele é, mas também o adoramos pelo que Ele fez, faz e fará por nós.

Mas, acima de tudo, porque somos o povo que ele pastoreia, o rebanho que ele conduz. Como disse Jesus, a figura que a ovelha mais ama e reverencia é a do pastor: “As ovelhas ouvem a sua voz, ele as chama pelo nome e as conduz (….) Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (Jo 10.3,14).

O homem é foi feito para adorar ao Criador. Isto é parte da sua natureza. Sua escolha não é onde ou quando ele vai adorar mas quem ele vai adorar.

Na Bíblia, Deus ordena a sua adoração. Ele não compartilhará adoração com ninguém ou qualquer outra coisa.

O propósito da adoração é estabelecer ou dar expressão a um relacionamento entre a criatura e a divindade. Adoração envolve o homem todo. A adoração a Deus é uma combinação de amor e temor.

Somente Deus é digno de ser adorado. O coração do cristão é o altar de adoração, o culto é um encontro com Deus. Deus disse a Moisés: “E lá vou encontrar com você e falar com você” (Êxodo 25.22).

Um dos fatos mais espantosos de Deus é que Ele está procurando um povo para adorar ao seu Filho Jesus Cristo. Você entendeu o que acabou de ler?

Eu disse que Deus está procurando verdadeiros adoradores. Você é um adorador?

Se você entregou sua vida para o Senhor Jesus Cristo, um dos propósitos primários da salvação é que você adore com alegria o Filho de Deus. Na vida do cristão não existe nada mais importante que isso.

Veja o que John Piper disse sobre a adoração: “A razão pela qual faço a distinção entre a essência interna da adoração e a expressão externa dela é porque eu acho que Jesus fez em Mateus 15.8-9: “Este povo me honra com seus lábios, mas seu coração está longe de mim; Em vão me adoram “.

Para Jesus, esse culto equivale a zero. Isso é o que significa “vão”. “Em vão eles me adoram”. Zero. Este é um culto zero. É zero se não há nenhuma dimensão do coração para ele.

Assim, você pode fazer tantas ações quanto quiser e ir a tantos cultos da igreja quanto quiser e nunca estar adorando se é tudo externo e nada está acontecendo em seu coração para com Deus.

Toda adoração verdadeira é essencialmente uma questão do coração.

5) ADORAÇÃO NA PRÁTICA

Adoração na Prática - Adoração Verdadeira

Na adoração à Deus não existe uma fórmula mágica de como fazer ou um modelo de adoração predefinido. Na adoração não é o homem quem controla, mas Deus.

A adoração deve ser feita com espontaneidade, voluntariedade, em espírito e em verdade como o próprio Jesus falou.

Porém, cuidado! Não deixe que sua adoração seja robótica, mecânica ou sem vida.

Quando é que começa a adoração? Será que começa quando o culto se inicia? Será que começa quando estamos indo para à igreja?

Sua adoração não começa quando o culto começa. Sua adoração começa quando você acorda. Sua adoração começa quando suas primeiras palavras são: “Bom dia Deus! Eu te amo Jesus, eu preciso de Ti”.

Quais são as primeiras palavras que você diz ao acordar? Você já acorda murmurando ou adorando?

Faça um teste. Comece seu dia adorando, buscando a presença de Deus e depois me diz o que aconteceu 😉

Que Jesus seja o nosso primeiro pensamento, nossa primeira canção e nossa motivação. Deus quer participar de cada momento do seu dia, agora só depende de você.

"Deus não está em busca de adoração, mas de adoradores..."

As vezes na correria do dia-dia acabamos não adorando ao Senhor e nos sentimos exaustos, cansados e desmotivados para adorar.

Entretanto, não deixe que as preocupações e outras coisas roubem seu momento de intimidade com Deus. Tire pelo menos 15 a 30 minutos do dia para louvar e adorar ao Senhor. Leia a Bíblia, um livro, escute um louvor.

Deus não está em busca de adoração, mas de adoradores. E sabe por quê?

Adoração é a nossa necessidade! Nosso prazer deve estar em glorificar a Deus diariamente e entregar a Ele o controle da nossa vida. Quando colocamos nossa confiança Nele temos o nosso coração livre para adorá-lo.

Nossa maior preocupação deve ser exaltar a Cristo e que através da nossa adoração levemos outras pessoas adorar a Deus. Que Deus nos capacite a adorar o seu Filho em espírito e em verdade cada dia.

Meu desejo e oração é que a Igreja de Jesus Cristo volte a descobrir o poder da verdadeira adoração. Estou orando para que a Igreja volte à adoração bíblica. E que Cristo seja sempre o centro da nossa adoração.

Se eu pudesse resumir em uma frase o que é adoração, seria: Adoração é trazer o céu para terra!

Espero que este artigo posso contribuir para o seu entendimento e crescimento. Ah, deixe um comentário dizendo o que você sabe sobre adoração e juntos vamos conversar.

notas:
– Adoração bíblica, Russell P. Shedd
– Adoração: A Prioridade Suprema, John MacArthur
– Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Russell Norman Champlin
– Teologia da Adoração – O verdadeiro sentido da adoração, Ronald Allen
O que significa adoração? Editora Fiel 
Dicionario Informal
Dicionario Online
Desiring God – John Piper
Prazer da Palavra – Israel Belo

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Conheça o curso on-line ‘Fundamentos da Adoração’ desenvolvido pelo Ministério Vineyard.

Curso Fundamentos da Adoração

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!

FAÇA PARTE NOSSA LISTA VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Adoração Verdadeira - Seja Bem-Vindo

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados – Adoração Verdadeira​ | Termos de Uso • Política de Privacidade