10 Dicas(ignoradas) para o Ministério de Louvor que quer Crescer!

Se você tem o privilégio de se encontrar com o seu ministério de louvor ou equipe de louvor na sua igreja seja em algum ensaio ou culto, há algumas coisas muito simples que você pode fazer para tornar a vida mais fácil do seu pastor ou líder de adoração.

São 10 dicas, muitas vezes são ignoradas, mas que vão ajudar seu ministério de louvor a crescer. Espero essas dicas te ajudem a melhorar e crescer cada dia mais.

1. Aprenda as músicas

Talvez esse seja um dos pontos mais negligenciados por muitos integrantes do ministério de louvor. A grande maioria vai para o ensaio sem ter aprendido a música ou o refrão pelo menos 🙁

Muitos deixam para escutar a música em cima da hora, outros não sabem nem a letra direito e o ensaio acaba prejudicado por causa disso. E o tempo que poderia ser usado para fazer outras coisas é desperdiçado esperando o(a) coleguinha aprender a música durante o ensaio.

 DICA:  Líderes, envie com pelo menos uma semana de antecedência as músicas do próximo ensaio. Assim ninguém vai ter a desculpa de que não deu tempo ou as músicas foram enviadas em cima da hora.

Não desperdice o tempo da sua equipe de louvor! Eu creio seu tempo é valiosíssimo, assim como dos seus companheiro do ministério de louvor. Por isso, prepare-se de antemão, treine em casa, aprenda as músicas e venha PRONTO para ensaiar!

Conheça as músicas, conheça os arranjos e esteja pronto para contribuir para o crescimento da equipe de louvor.

2. Seja pontual. Chegue na hora

Como isso é difícil não só dentro ministério de louvor, mas no todo. Tem pessoas que tem o péssimo hábito de chegar atrasado em tudo.

Chega atrasado na aula, no trabalho, nas festas, no ensaio, na igreja e por aí vai. MISERICÓRDIA IRMÃO!

Isso é um péssimo hábito do ser humano. Na maioria da vezes, gostamos de chegar em cima da hora ou atrasados. Mas, isso tem que mudar se você quiser crescer. E a Bíblia diz que devemos ser o exemplo dos fiéis (1 Tm 4.12).

O que Jesus pensa de uma pessoa que SEMPRE chega atrasado para sua obra? Será que quando Jesus voltar, a pessoa vai dizer: “Espere por mim Senhor, estou atrasado!” (Leia Mt 25).

Chegue na hora, seja pontual e evite ser pego de surpresa.

Vai por mim, se possível, chegue 30 minutos antes do culto começar. Veja se as músicas estão certas, se os instrumentos estão ligados, se as letras do datashow já estão separadas, se os músicos já afinaram os instrumentos e etc.

Você viu quantos detalhes fazem parte de um ministério de louvor? Viu que não é só chegar e cantar ou tocar. Seu pastor e líder de adoração precisam de ajuda. Chegue antes e ajude seu líder ou pastor 😉

Deus nunca se atrasa. Somos nós que não estamos prontos!

Evite contratempos ou problemas na hora da adoração. Chegue antes para orar e passar as instruções com toda a equipe de louvor.

RESPEITE ou outros integrantes da sua equipe de louvor e pare de dar sempre as mesmas desculpas para chegar atrasado.

E se você é líder de louvor você chegaria atrasado? Lembre-se que o primeiro a dar o exemplo é você.

Chegue cedo, seja pontual e o rio de Deus vai fluir.

3. Melhore cada dia mais

Nunca se acomode e nunca se iluda com os elogios. Cresça e melhore cada dia mais!

Todos nós precisamos melhorar e crescer cada dia mais. Por mais que você seja bom, continue estudando e treinando cada dias mais para aprimorar o seu talento.

Faça aulas de canto ou música. Fique do lado de pessoas que são melhores que você e peça elas para te ensinar e te ajudar crescer.

“Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo” (Salmos 33.3)

Se esforce para ser um(a) bom cantor(a) ou músico. Faça todos os esforços para trazer o seu melhor sempre que você for tocar e cantar. Lembre-se: você está adorando ao Rei dos reis.

Se todos dentro do ministério de louvor melhorarem e crescerem cada dia mais, teremos pessoas capacitadas para liderar outras equipes de louvor.

4. Esteja sempre Pronto

Você já percebeu que no culto quando o pastor chama alguém para louvor ou dar uma saudação e sempre tem aquela pessoa que diz: “Aí meu Deus, fui pego(a) de surpresa!”.

Eu aprendi que o crente sempre deve estar pronto. Sempre tenha um hino, um versículo ou uma palavra no coração.

Seja uma pessoa preparada dentro do ministério de louvor. Ajude seu líder de adoração. Dê aquela força extra e ajude seu ministério de louvor quando for preciso.

Ouça os solos, treine as notas que você não sabe fazer. Seja como um soldado, sempre pronto para batalhar.

Não espere seu líder pedir para você fazer alguma coisa, seja proativo. Já decore a música e já saiba cantar. Aprenda a tocar música nova e esteja pronto para tocar.

A OPORTUNIDADE um dia vai bater na sua porta e ela vai te perguntar: “você está pronto?”

Não seja pego de surpresa, esteja sempre pronto.

LEIA TAMBÉM:
✧ O QUE É ADORAÇÃO? A JÓIA PERDIDA DA IGREJA ➜
✧ COMO FAZER MAIS COM MENOS NO LOUVOR (5 DICAS) ➜
✧ OS 10 MELHORES LIVROS DE ADORAÇÃO ➜

5. Ouça os Feedbacks

Aprenda a ouvir o seu pastor e seu líder de louvor. Precisamos aprender a ouvir os elogios e as crítica do nosso líder quando for necessário.

Se você não tem humildade para ouvir seu pastor ou líder, você não serve nem para servir no ministério de louvor. Só é servo quem sabe ouvir os outros.

É muito bom ser elogiado. Todos nós gostamos. Porém, ouvir críticas ou cobranças ninguém gosta e já fechamos a cara e não gostamos muito dessa parte.

Porém, o que seria dos grandes cantores e músicos se não fossem as críticas ou cobranças.

Ouça os feedbacks das pessoas que querem ver o seu crescimento e não seja cabeça dura como foi o povo de Israel no deserto que ficou andando em círculos durante 40 anos.

Aprenda com os seus erros e procure melhorar cada dia mais. Fale menos e ouça mais.

E o mais importante, aprenda a ouvir a voz do Espírito Santo falando com você.

6. Ame Jesus

Será que é possível alguém estar no ministério de louvor e não amar Jesus?

SIMMM!

Tem pessoas que estão no ministério de louvor por muitos motivos, mas talvez o menor deles seja Jesus.

Porque você entrou no ministério de louvor? Sua motivação foi Cristo ou apenas aparecer?

Tem pessoas que cantam sobre o amor de Cristo e não o amam de verdade. Tem pessoas que cantam sobre perdão e não conseguem perdoar o irmão. Isso é muito sério!

Como eu posso louvar algo e não viver aquilo que prego ou canto? Você ama de verdade a Cristo? Quando você louva é para Ele ou para se exibir?

“Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, tu me amas? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas” (João 21.17)

Como cristão, priorize seu relacionamento com Jesus! Seja alguém que traga profundidade e autenticidade para a púlpito.

Que as pessoas possam ver Jesus na sua adoração.

Esteja pronto para encorajar os outros no momento da adoração e saiba que Deus está desafiando você cada dia para desenvolver um relacionamento íntimo e profundo com Ele.

Faça as coisas na sua igreja ou dentro do ministério de louvor não por obrigação e sim porque você ama Jesus e é para Ele que você faz o que faz.

7. Encontre Diamantes

Quantas pedras brutas existem nas igrejas esperando que alguém venha e lhes ajude a lapidar o talento que Deus deu.

Seja um minerador de Deus e seja usado pelo Espírito Santo a transforma carvão em diamantes para o Reino.

Ajude os outros a verem o melhor deles em si mesmos. Creio que dentro do ministério de louvor existem pedras brutas que precisam ser lapidadas pelas mãos de Deus.

Verdadeiros diamantes que vão dar muitos frutos para o Reino de Deus. Não vai ser da noite para o dia. Tudo é um processo. Por isso, temos que ter muita paciência.

Procure pessoas em sua igreja que possam contribuir com o ministério de louvor. Não há nada melhor do que ajudar as pessoas a descobrirem o seu potencial.

Quem sabe dentro do ministério de louvor ou na sua igreja existe um diamante ou uma potência que ainda não foi descoberta e que só está esperando uma chance ou um convite.

Ore e peça a Deus para lhe mostrar esses diamantes e tenha paciência.

8. Adore com a igreja

Não seja aquela pessoa que só adora com o microfone na mão. Adore com intensidade e amor no banco com toda a igreja.

Lidere a adoração do lugar onde você está sentado. Seja um apoio para sua equipe de louvor quando você não estiver escalado.

“Lidere a adoração do lugar onde você está sentado…”

Leve as pessoas a adoração do lugar onde você estiver. Bata palma, grite, levante as mãos, chore… entregue o seu melhor do banco da igreja.

 IMPORTANTE:  Não sente lá atrás, não fique procurando erros no momento da adoração só porque você não está lá, não fique distraído!

Como você esperaria que a igreja se comportasse se você estivesse liderando o momento da adoração?

Tem uma frase que eu gosto muito e repito para o ministério de louvor da minha igreja que diz assim: “Não faça com as pessoas o que você não gostaria que fizessem com você!”.

Não importa o lugar, seja no púlpito ou no banco, O importante é adorar a Deus.

9. Seja útil

Você acha que é fácil ser líder de louvor? Você acha que é só chegar e cantar ou tocar? (rs, sabe de nada inocente).

É um trabalhão preparar a adoração de cada culto. Segue a lista:

  • Orar e meditar na palavra;
  • Pedir direção sobre quais louvores ministrar;
  • Chegar cedo;
  • Ver se está tudo pronto (datashow, som, luzes etc)
  • Passar músicas;
  • Passar vozes
  • Dar instruções antes do culto começar;
  • Orar com a equipe;
  • E por aí vai.

Viu quanta coisa e claro que isso pode variar de igreja para igreja. Mas, olha o trabalho que é conduzir o momento de adoração. Às vezes como líder de louvor fico doido, rs.

Não deixe tudo isso nas costas do seu líder. Dívida com ele a carga e o ajude. Pergunte se ele precisa de ajuda e seja prestativo.

10. Traga comida para ensaios 😋

E para finalizar, essa última dica todos vão concordar que é a melhor para todo mundo (rs).

Se tem uma coisa que o povo de Deus gosta é de comer. Crente não bebe, mas come que é uma maravilha. E quando alguém fala que vai levar comida para o ensaio, o ensaio fica até mais leve e até quem falta, aparece (brincadeira).

Tudo fica melhor com café… um bolo… uns salgados, refrigerante… Traga algo para o ensaio e crie um ambiente de comunhão, amor, amizade e respeito dentro do seu ministério de louvor.

Crie momentos dentro da sua equipe de louvor onde todos se sintam bem e sintam a comunhão do Espírito Santo.

Tenho certeza que há cem coisas que podemos adicionar a esta lista, mas este é um bom começo para você aplicar dentro da sua equipe de louvor.

Aproveite e reflita sobre esses pontos, em qual deles você é bom e quais deles você precisa melhorar. Leve para o seu ministério de louvor e mostre para eles onde cada um pode melhorar um pouco mais.

Creio que você e sua equipe de adoração serão melhores se seguirem essas 10 dicas simples e básicas, mas que farão uma enorme diferença na adoração de vocês.

Ah, deixe um comentário dizendo o que achou dessas dicas e se tem alguma outra dica para acrescentar 😉

Deus te abençoe,
Pr. Lucas

artigo complementar 1
artigo complementar 2

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Conheça o curso on-line ‘Fundamentos da Adoração’ desenvolvido pelo Ministério Vineyard.

Curso Fundamentos da Adoração

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!

FAÇA PARTE NOSSA LISTA VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Adoração Verdadeira - Seja Bem-Vindo

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados – Adoração Verdadeira​ | Termos de Uso • Política de Privacidade