Como fazer mais com menos no Ministério de Louvor (5 Grandes Dicas)

Como é possível fazer mais com menos dentro do ministério de louvor? Com certeza você já se fez essa pergunta, e se você está aqui é porque busca uma resposta. Você já deve ter ouvido alguma dessas frases:

  • “Nós não podemos fazer isso”
  • “Não temos dinheiro para isso”
  • “Se tivéssemos mais pessoas ou recursos”
  • “Isso nunca funcionaria aqui”

Fazer mais com menos no Ministério de Louvor é sempre um desafio. Você pôde pensar que não tem pessoas suficientes, recursos ou dinheiro, para conseguir o que você imagina. Se você se sente assim, então, seja bem-vindo ao clube dos líderes de louvor com poucos recursos (rs).

“Nós sempre teremos mais visão do que recursos!”

Tem uma frase que eu gosto e quero compartilhar com você que diz assim: “Nós sempre teremos mais visão do que recursos!”.

Nossa visão aliada a nossa imaginação é poderosa. E muitos vezes por falta de recursos, nós limitamos nossa visão. Não deixe o ambiente que você está limitar o que Deus colocou no seu coração para fazer.

Algumas pessoas acham que esses tipos de problemas só acontecem em igrejas ou ministérios pequenos. Dizem: “Isso não acontecem em igrejas grandes”. Toda igreja ou ministério tem seu desafio.

Um dos maiores desafios do ministério de louvor nesses dias é: como fazer mais com pouco recurso.

Pensando nisso, separei algumas estratégias práticas que podem ser úteis para você e sua equipe de louvor. Depois me diga o que achou 😉

5 dicas de como fazer mais com menos no ministério de louvor:
1. Trabalhe com o que tem ➜
2. Olhe ao seu redor ➜
3. Construa uma Cultura ➜
4. Defina metas mensuráveis ➜
5. Lidere pelo exemplo ➜

1. TRABALHE COM O QUE TEM

O que você tem na sua mão agora? O que Deus colocou nas suas mãos?

Em Mateus 25, Jesus diz na Parábola dos Talentos, e nos ensina a importância de fazer o melhor que temos com o que nos foi dado.

“…Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25.21).

Quer fazer mais com menos tempo no ministério de louvor? Trabalhe com o que Deus colocou em sua mãos e pare de dar desculpas.

Você deve olhar em sua volta e considerar: o que eu tenho nas minhas mãos?

Por exemplo, minha igreja não tem telão de led, isso não significa que não podemos ensinar a igreja a cantar quando tem alguma música nova. O que nós fizemos? Imprimimos algumas letras e distribuímos para a igreja aprender e cantar conosco.

Simples, prático e funciona! Faça esse teste na sua igreja e depois me diz como foi.

Lembre-se: O que é que você tem nas suas mãos? Trabalhe com o que você tem! Você pode fazer mais com o pouco que tem.

“Sua equipe de louvor é única…”

Use sua criatividade. Quando permitimos que a criatividade supere o nosso desejo de simplesmente copiar, podemos fazer coisas únicas e inspiradas por Deus.

Dê uma olhada em sua própria equipe de adoração. Quais são os pontos fortes da sua equipe de louvor? Comece a construir sobre esses pontos fortes e você vai fazer crescer sua equipe cada dia mais.

Parece simples, mas é tão fácil esquecer as áreas que poderiam ser construídas dentro do nosso ministério de louvor se parássemos de olhar para outros ministérios ou equipes de louvor.

Sua equipe de louvor é única, como qualquer outra equipe. Permita que Deus trabalhe através de sua singularidade para construir uma equipe que sirva melhor sua igreja ou ministério.

2. Olhe ao seu redor

Inspiração está em toda parte – você está olhando para ela?

Quando eu procurava alguma coisa e não achava, gritava: “Mãeeee!!! Onde está meu chinelo?”.

— Ele dizia: “Tá aí na tua cara!”
— Eu: “Não estou achando?”
— Ela: “Procura direito…”

Tudo o que nós precisamos Deus já criou, só precisamos olhar ao nosso redor e procurar direito 🙂

Às vezes nós estamos olhando muito para o Ministério A ou B e esquecemos de olhar para o nosso e ver o potencial que está a nossa volta.

Você como líder de louvor ou membro deve olhar para todos os lados e não deixar passar nada que venha trazer crescimento e amadurecimento para sua equipe de louvor.

Portanto, é importante ter inspiração de todos os lados. Sites como Pinterest, Instagram e Adoração Verdadeira fornecem fluxos de imagem e idéias que podem ajudá-lo a moldar seus próprios pensamentos para cada ministração.

Estes (e muitos outros sites, livros e revistas) podem ajudá-lo a encontrar idéias para conjuntos, adereços e ideias para eventos da sua igreja.

No final do dia, se você não está coletando novas idéias regularmente, sua criatividade vai começar sentir falta.

Fomos criados para sermos criativos, e quando não conseguimos usar todo esse potencial, ficamos repetitivos e sem graça.

Cuidado com a mediocridade, busque sempre a excelência.

LEIA TAMBÉM:
✧ 10 Coisas que Aprendi sobre Liderança de Louvor – Taya Smith
✧ O que é Adoração? E o que ainda não te contaram.
✧ A Face da Adoração – Max Lucado

3. Construa uma Cultura

Esse terceiro ponto é um dos mais difíceis dentro de qualquer organização. Construir uma cultura sólida e consistente leva tempo.

Como fazer mais com menos no ministério de louvor em um cenário com poucos recursos? É você criar um ambiente onde todos participem e façam parte daquilo.

Vários estudos comprovam que em um ambiente onde todos participam da mesma forma, e tem voz ativa com o mesmo peso, o engajamento sobe, a motivação cresce e o trabalho rende muito mais.

Por exemplo, você já teve um músico que simplesmente nunca chega no horário? E quanto a um ministro de louvor que só escolhe suas músicas favoritas para cantar? Ou alguém do back que canta sem respeitar o espaço dos outros?

Esses tipos de dificuldades são parte da liderança de uma equipe de louvor quando a cultura da equipe não está clara para os componentes.

Eu não gosta de chamar a atenção dos meu liderados, mas é importante algumas vezes confrontar situações que alimentam uma cultura insalubre ou que sufocam a equipe.

“Construir uma cultura sólida e consistente leva tempo”

Mantenha uma visão clara do que você está tentando construir e faça escolhas ao longo do tempo para investir nas pessoas que carregam essa mesma visão.

Esta não é uma mudança que ocorre da noite para o dia. Na verdade, a maioria das correções rápidas se quebram rapidamente. Ore a Deus pedindo graça e paciência.

A melhor coisas a fazer, quando houver um conflito, é sentar com os membros da equipe de louvor e ter uma conversa honesta. Ouça todo mundo, tente olhar outros pontos de vista e busque a melhor solução para a equipe.

Nunca subestime o que você pode construir se você estiver disposto a semear no tempo.

Grandes equipes de louvor não nascem prontas. Grandes ministério são moldados por Deus.

Assuma o compromisso de desenvolver pessoas espirituais e com espírito de servo para servir a igreja de melhor forma, com temor e responsabilidade.

4. Defina metas mensuráveis

Saiba onde você está. Saiba para onde você está indo.

Como fazer mais com menos dentro do Ministério de Louvor? Definindo metas. Você tem uma meta ou planejamento para sua equipe de louvor?

O que é uma meta? Meta é o caminho ou o passo-a-passo para se chegar a um objetivo. É um marco, um limite, um desafio, algo que se pode realizar, uma etapa a ser atingida dentro de um objetivo, no seu topo ou em parte.

No karatê, por exemplo, o iniciante começa com uma faixa branca, depois segue para outra cor, depois mais outra, até que, depois de passar por algumas cores, ele consegue a faixa preta.

Agora, imagine como seria se fossem somente duas faixas: branca e preta. Quantos anos ele teria que esperar para se sentir subindo degraus de habilidade?

“Meta é o caminho ou o passo-a-passo para se chegar a um objetivo…”

O papel das metas bem definidas é exatamente esse: mostrar progressão para que a pessoa veja o quanto ela está evoluindo ao exercer as atividades necessárias para chegar ao seu objetivo final.

Se você não tem ou ainda não definiu nenhuma meta para seu ministério de louvor, está na hora de começar agir. Faça um balanço de como está sua equipe de louvor.

  • Quantos de cada posição você tem?
  • Quais músicas louvar no mês tal?
  • Quantos dias faltam para o evento tal?
  • Qual é a qualidade vocal e musical da equipe hoje?
  • Como podemos crescer e melhorar em xx dias/meses?

Depois de ter feito isso, é passar para toda a equipe as metas e mantê-las vivas até alcançar cada uma delas. Inspire sua equipe de louvor para alcançar alvos realizáveis ​​que irão fazer crescer toda a equipe de adoração.

Pense nisso: metas mal definidas atrapalham, fazem você querer desistir e vão arruinar o seu projeto.

5. Lidere pelo exemplo

Ser exemplo dentro do Ministério de Louvor é um grande desafio. Quem faz parte do Ministério de Louvor é vitrine, está sempre sendo observado.

Este é provavelmente o ponto mais importante. Como líder, você está tentando alcançar a excelência dentro da sua equipe de louvor. Pergunte a si mesmo: “Estou definindo o padrão que estou pedindo para minha equipe para atender?”.

Basicamente, você precisa cumprir os requisitos que você coloca na sua equipe. Faça este breve teste e veja se você está no caminho certo.

  • Você é pontual?
  • Você ora pela sua equipe?
  • Você investe na sua equipe?
  • Você honrar seus líderes?
  • Você serve aos outros?
  • Você lê a Bíblia diariamente?
  • Você evangeliza?
  • Você tem uma vida de oração?

Não adianta você cobrar sua equipe se você não é exemplo e se você não faz o que você pede.

“Inspire, incentive, mostre como se faz, motive e cobre da sua equipe de louvor…”

Inspire, incentive, mostre como se faz, motive e cobre da sua equipe de louvor. Ensine-os a criar momentos de adoração, onde as pessoas vão se encontrar com Deus.

Não importa o tamanho, a aparência ou os recursos da sua igreja, o que importa é a sua vontade em servir fazendo mais com menos. Que Deus possa nos capacitar para fazermos o melhor para o corpo de Cristo.

Espero que este artigo tenha te ajudado e que você possa fazer mais com menos dentro da sua igreja.

Até a próxima
Lucas 🙂

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Conheça o curso on-line ‘Fundamentos da Adoração’ desenvolvido pelo Ministério Vineyard.

Curso Fundamentos da Adoração

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!

FAÇA PARTE NOSSA LISTA VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Adoração Verdadeira - Seja Bem-Vindo

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados – Adoração Verdadeira​ | Termos de Uso • Política de Privacidade